Ir para o conte�do (Pressione a tecla Enter)

Topo Segundo Congresso de Turismo
PT - ENG
Datas Importantes

Submissão de resumos | 25 de julho de 2015, prolongado até 15 setembro de 2015

Submissão de artigos completos |  30 de setembro de 2015, prolongado até 14 outubro de 2015

Conferência | 3 a 5 de dezembro de 2015

 

 

Mapa Evento

mapaguimaraes_congresso_turismo_400 

Tema

Tourism for the 21st Century

A Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave promove pela quarta ocasião o Congresso Internacional de Turismo. O Congresso decorrerá entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2015.

As conferências decorrerão na cidade de Guimarães, Património Mundial da UNESCO, território com potencial turístico que possui referências patrimoniais de âmbito nacional e regional. O espaço eleito é a Plataforma das Artes localizado em pleno coração histórico de Guimarães. Trata-se de um verdadeiro sinal da excelência de uma cidade onde a cultura está aberta a todos os públicos.

O CIT 2015 abordará uma grande variedade de temáticas relacionadas com o Turismo, tendo como objetivo proporcionar um debate sobre o futuro desta área científica e deste setor económico.  O novo paradigma para o Turismo do Século XXI está envolto num regresso às origens com novos desafios e tendências.

O Turismo apresenta-se no início do seculo XXI como o “carburante” para a economia, fabricando novas sociedades e contribuindo para um novo sistema de governança democrática. Para além da sua importância na economia global, surge como um fator de paz, comunicação intercultural e criação de emprego. Trata-se da indústria da felicidade que contribui para a balança de pagamentos e para a sustentabilidade ambiental e socioeconómica dos países recetores.

Este fórum envolverá o trilátero fulcral para o planeamento e desenvolvimento de sucesso do setor, incluindo investigadores, tecido empresarial, decisores políticos e organismos coordenadores que, direta e indiretamente, influenciam o futuro deste setor. 

Tipologia de artigos

A submissão de trabalhos está aberta às comunidades académica e empresarial com trabalhos de investigação e desenvolvimento relevantes na área do turismo. Tendo em consideração que o congresso tem como objetivo fomentar a discussão partilhada entre a academia e os profissionais do setor, são aceites artigos de tipo científico e técnico, posters e case studies. As áreas recomendadas (mas não limitados) são: 

  1. Cidades Verdes e Turismo
  2. Economia e Gestão de Turismo
  3. Empreendedorismo no Turismo
  4. Euro Cidades e Turismo
  5. Estado e Políticas Públicas no Turismo
  6. Gestão Hoteleira
  7. Gestão Social do Turismo
  8. Marketing e Comportamento do Consumidor em Turismo
  9. Turismo Cultural e Património
  10. Turismo de Experiências
  11. Território e Desenvolvimento do Turismo
  12. Turismo em Cidades Criativas e Cidades Inteligentes
  13. Tecnologia e Inovação em Turismo
  14. Turismo e Gastronomia e Vinhos
  15. Turismo, Mobilidade e dos Transportes
  16. Turismo e Sustentabilidade
  17. Turismo e Lazer
  18. Turismo Rural e Turismo de Base Comunitária

Tipologia de submissões

Os autores são convidados a submeter um resumo até 300 palavras, até 25 de julho. Depois de avaliação, os autores devem preparar o artigo complete para submissão até ao dia 30 de setembro. A aceitação do resumo não implica a aceitação do artigo. A submissão de resumos é aconselhável, mas não obrigatória.

Os artigos submetidos no congresso devem ser originais e não podem estar em processo de revisão noutra reunião ou revista científica. Os artigos serão sujeitos a double blind review por, pelo menos, dois membros do comité científico internacional.

Os documentos a submeter deverão ser escritos em português, inglês ou castelhano.